Curso Básico de Equoterapia Pegasus

Anualmente, no mês de julho, o Instituto de Equoterapia Pegasus e a Associação Nacional de Equoterapia/ANDE-Brasil, em parceria com a Conexão Equestre, realizam o Curso Básico de Equoterapia Pegasus, com a finalidade de capacitar profissionais com nível superior completo, com prioridade para as áreas de saúde (Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Física, Terapia Ocupacional, Pedagogia e Psicologia) visando integrar uma equipe interdisciplinar de um Centro de Equoterapia. Todos os alunos que completarem o curso saem com certificado pela ANDE-Brasil, aptos a trabalhar em qualquer centro de equoterapia.

O que é Equoterapia?

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. A atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

O que é a ANDE-Brasil?

A Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), é uma entidade civil sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial e terapêutico, com a missão de oferecer a Equoterapia como meio de reabilitação, de educação e de inserção social para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

Próxima turma :  Julho 2022

Sobre o Curso Básico de Equoterapia Pegasus:

Público Alvo:

Pessoas que desejem contribuir para a reabilitação e educação de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, mediante a prática da equoterapia.

Pré-requisitos:
Possuir nível superior completo.
*Os candidatos deverão comprovar o nível de escolaridade exigido, mediante apresentação de certificado de conclusão de curso superior, no início do curso.

Objetivos:

  • Compreender técnicas específicas das áreas de saúde, educação e equitação utilizadas na Equoterapia.
  • Entender o desempenho das atividades de Equoterapia, utilizando o cavalo como instrumento cinesioterapêutico.
  • Fornecer subsídios essenciais à criação e ao funcionamento de um Centro de Equoterapia.
  • Destacar a importância do profissional de equitação como membro da equipe interdisciplinar de um Centro de Equoterapia.
  • Conscientizar sobre os riscos da improvisação nas técnicas equoterápicas.
  • Perceber a importância da ANDE-BRASlL como órgão normativo e técnico da Equoterapia no Brasil.

Conteúdo:

    • A ANDE-BRASIL – histórico e fundamentos
    • Hipologia
    • O médico na Equoterapia: indicações, restrições e contra-indicações.
    • Fundamentos científicos da Equoterapia
  • Equitação na Equoterapia
  • O Cavalo como instrumento cinesioterapêutico.
  • Ciências Humanas e da Saúde (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Física, Terapia Ocupacional, Pedagogia e Psicologia).
  • Formando um Centro de Equoterapia.
  • Prevenção e conduta em possíveis acidentes. Retirada de emergência.
  • A equipe interdisciplinar e a mediação transdisciplinar.
  • Metodologia do atendimento equoterapêutico.
  • Estudo de caso

Instrutores:
Professores multidisciplinares, reconhecidos pela ANDE-Brasil

Kether van Prehn Arruda
Psicólogo e Equoterapeuta desde 2001, foi idealizador e um dos fundadores do Instituto de Equoterapia Pegasus em 2005. Já coordenou 10 Cursos Básicos de Equoterapia, participou de 4 Congressos da área apresentando artigos, Kether é sócio benemérito da ANDE Brasil e professor titular nos Cursos Básicos e Avançados de Equoterapia.

Próximas Datas:
O curso acontece anualmente no mês de julho, com duração de 5 dias (segunda a sexta-feira), das 8h às 18h, totalizando a carga horária de 45 horas/aula. 

Investimento:
Para informações sobre valores, envie um email para contato@conexaoequestre.com.br
Centros filiados a ANDE Brasil têm 5% de desconto sobre os valores.

Onde se hospedar:
Para os inscritos no curso básico de equoterapia pegasus, temos parceria com hotéis próximos à sede da Conexão Equestre, em Bragança Paulista, com traslado incluso. Consulte aqui todas as opções de hospedagem.

“Recomendo pela riqueza de conhecimento”

....

“Profissionais habilitados e qualificados, prontos para ajudar os alunos no curso. Estrutura ótima.”

....

“ É um curso maravilhoso que proporciona muito aprendizado,visão e novas oportunidades”

....

“Amplia visões, gera conhecimento e grandes vivências.”

....