Doma Natural

A Doma é um conjunto de técnicas utilizadas a fim de amansar o equino e introduzi-lo à montaria. Na Conexão Equestre, utilizamos a Doma Natural, a partir da etologia (estudo do comportamento dos animais em seu habitat natural), e da filosofia do Natural Horsemanship.

Somos especializados não só na iniciação de potros, como também na recuperação de cavalos traumatizados ou com problemas comportamentais. A Doma Natural é uma etapa que antecede as diferentes formas de treinamento equino, que têm o objetivo de preparar os cavalos para tarefas mais específicas. 

Nossa metodologia de trabalho é totalmente não violenta, ou seja, respeitamos as características naturais dos equinos. Dessa maneira, utilizamos somente o que há de mais eficaz e benéfico para o desenvolvimento do cavalo.

Também oferecemos cursos de curta duração de Doma Natural e Natural Horsemanship.

Como funciona a Doma Natural

Doma Natural personalizada

Embora possuam um instinto comum a espécie, os cavalos certamente têm sua individualidade, por isso trabalhamos com a Doma Natural personalizada. Combinamos uma variedade de recursos de treinamento de cavalos, com o propósito de adaptar as interações.  Trabalhamos a comunicação com cada cavalo individualmente, observando suas características e ouvindo as expectativas de seu dono.

O cavalo é quem aceita o homem como seu líder. Sendo assim, respeitamos seus instintos naturais para ganhar sua confiança. Em nenhum momento, causamos dor no animal e, uma vez que não empregamos força, o cavalo sai condicionado a obedecer aos comandos pronto tanto fisicamente, quanto emocionalmente.  Por consequência, torna-se mais confiante e confiável.

Como funciona a iniciação de potros? 

A iniciação de potros pode ser realizada a partir de 3 anos, e o processo leva no mínimo três meses. Analisamos e buscamos compreender cada um dos cavalos em ao menos três âmbitos. Primeiramente, do ponto de vista físico: conformação, desenvolvimento muscular, esquelético e capacidade aeróbica. Em seguida, do cognitivo: linguagem, condicionamento mental, treinamento comportamental, assim como sinais da equitação e comunicação cavalo-pessoa. E, por fim, emocional: depois que compreendemos as experiências anterior do animal, e entendemos o instinto de preservação presente, buscamos descontração emocional e confiança, a fim de estabelecer os âmbitos físico e cognitivo.

O cavalo sai apto a realizar comandos e atividades básicas da equitação. São elas:

  • Andar ao passo, trote e galope.
  • Realizar as transições com a mesma atitude.
  • Direcionamento para os lados, recuo e paradas ao comando de assento e voz.
  • Permitir-se ser montado sem se mover e permanecer estático após a montaria.
  • Ser obediente ao cabresto a ponto de poder ser conduzido e ficar amarrado sem estira.

Além de responder bem aos cuidados básicos de manejo:

  • Permitir e gostar de ser escovado em todos os locais do seu corpo.
  • Tomar banho com ducha de esguicho, shampoo e rodo.
  • Entregar as patas para a limpeza das ranilhas.
  • Deixar-se ser ferrageado e encilhado sem resistência.
  • Acostumar-se a dormir em baia.
  • Permitir ser pego no piquete ou baia, sem ser encurralado.
  • Embarcar em trailer.

Quem faz a Doma Natural na Conexão Equestre

Profissionais especializados

Nossa equipe é formada por profissionais com diferentes experiências na área equestre, entretanto com um aspecto em comum: o amor aos cavalos. Com toda a certeza, do manejo natural ao programa de treinamento, estamos preparados para desenvolver todo o potencial do seu animal!

Kether van Prehn Arruda

psicólogo, treinador de cavalos, consultor de treinamento de cavalos e cavaleiros de Enduro, equoterapeuta, professor da ANDE Brasil na disciplina Natural Horsemanship e fundador do Instituto de Equoterapia Pegasus. Iniciou suas domas aos 14 anos, ainda na fazenda.
Além de experiências aprendidas com os cavalos, também esteve com alguns dos maiores domadores do mundo, como: Oscar Scarpati (Doma India), Monty Roberts, Jon Ensign, Eduardo Borba, entre outros. Em 2015 e 2016, foi convidado para ministrar cursos em Portugal e fez uma apresentação de Natural Horsemanship na Feira Nacional do Cavalo em Portugal, a Golegã, evento equestre mais importante do país. Como domador, inicia principalmente cavalos de esporte e realiza consultoria em criatórios e hípicas, além de ministrar cursos desde 2009.

Para informações sobre valores, envie um email:

    "Nós somos gratos por todo trabalho da conexão. Formação maravilhosa de cavalos e cavaleiros, vocês são demais. Parabéns a este time, Tawan, Kether, Milton e agora a Sara no time. Vocês fazem a conexão perfeita.
    Agradeço a todos, tratador, Elaine veterinária que sempre esta cuidando dos nossos queridos cavalos."

    ....
    João Paulo

    Vcs são demais! A evolução da Lívia na equitação é fantástica. E como ela ama cavalo! Ama as aulas. Nós, só temos que agradecer e recomendamos a todos. Coloquem seus filhos. Autonomia, respeito ao animal, ao meio ambiente, confiança....meu desejo é que ela continue amando tudo isso. Obrigada @conexao.equestre!

    ....
    Thais Livia Marina

    "Gostaria de agradecer o trabalho irretocável, profissional feito com minha egua Alvorada CEL, por toda a equipe da Conexão, especialmente ao excepcional treinador e pessoa Kether Arruda e tambem a toda sua equipe Stefany, Manu, Milton etc.
    Muito obrigado pelo carinho trabalho e amizade."

    ....
    Denis Amaro