Terra – Conexão Equestre Sustentável

Viemos em uma geração de pessoas que atuam no mundo considerando o ser humano um ser superior a todas as outras formas de vida, onde a tecnologia é a solução para todos os problemas e a Natureza é algo que devemos cuidar. Como se não fizéssemos parte dela.

Já é fato que essas crenças nos levaram  a uma forma de interagir com o todo, desconsiderando as leis naturais e gerando grande prejuízo a vida de todos os seres no planeta incluindo os humanos.

Já vínhamos integrando pessoas e cavalos a natureza através das atividades da Conexão Equestre, mas acreditamos que podemos fazer muito mais pelo nosso espaço e pelas pessoas que quiserem participar de uma Reintegração de todas as atividades a Natureza.

Através da crença nos estudos e realizações  da Permacultura, Ernest Gotsch (Agricultura Sintrópica) Agrofloresta, a supervisão o trabalho do Agrônomo Chico Terra  e a ajuda de voluntário, alunos e investidores. Vamos alinhar as atividades da Conexão Equestre as leis da Natureza. Alguns exemplos de atividades a serem desenvolvidas:

  • Transformar todo o estrume dos cavalos em adubo orgânico. 
  • Produzir o  alimento dos cavalos, diversos capins trazendo uma segurança  alimentar pra eles. 
  • Produzir alimentos na forma de agrofloresta para alimentar as pessoas que habitam a Conexão Equestre, os alunos e visitantes. 
  • Buscar a revitalização de uma nascente de água. 

Participação:
Além de integrar as atividades e o local da Conexão Equestre ao equilíbrio com a natureza, vamos possibilitar a participação de voluntários e interessados em participar do processo.

O projeto será realizado em três etapas: primeiro cuidando da sustentabilidade da comida dos animais, depois fazendo uma agrofloresta na nossa área de reflorestamento e na última etapa cuidaremos do pomar de forma orgânica.

Estamos buscando mais recursos para o projeto conseguir ser implantado por inteiro. Você pode colaborar participando (doador financeiro), vivenciando (práticas de campo) e/ou acompanhando as atividades (mídias) que terão durante o processo de implantação e manutenção das etapas.

Para participar do projeto e torná-lo real você deve fazer sua doação no link:

https://pag.ae/7WBs5S_NH 

Próximas visitas técnicas acompanhadas pelos voluntários serão agendadas em breve no nosso próximo passo do projeto! Caso tenha interesse entre em contato!

Para acompanhar as atividades você deve acessar os vídeos e publicações no site:
https://conexaoequestre.com.br/blog/

Independente de sua escolha, com qualquer uma delas você estará ajudando o planeta a ficar mais sustentável, assim, viveremos em melhor harmonia com nossa casa.

A Conexão Equestre e nossa busca por diversidade.

A Conexão Equestre e nossa busca por diversidade.

Habitamos um terreno de 86 mil metros quadrados no Bairro de Guaripocaba em Bragança Paulista, chegamos nele em 2012 com apenas pasto e braquiária. Plantamos mais de duas mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, incluindo árvores frutíferas. 

No nosso espaço trabalhamos com a missão difundir o desenvolvimento integral do ser, através da relação com os cavalos, com a natureza e com sigo mesmo. 

Acompanhamos na prática a evolução dos métodos de relacionamento com os cavalos desde 2005. Há tempos atrás a doma e o treinamento de cavalos eram feitos de forma muito coerciva e contraria as leis instintivas e naturais dos animais. Hoje em dia a busca na área do cavalo é a oposta, buscamos entender a sua natureza e formar uma parceria onde um ajuda o outro, cavalo e pessoa. Também buscamos cuidar deles da forma mais natural possível, soltando todos os dias, promovendo socialização em pasto e alimentação adequada. Seguindo essas mesmas premissas de integração e promoção do reequilíbrio com as formas naturais da vida, percebemos que podemos utilizar o esterco gerado pelos cavalos como forma de adubo orgânico,  que podemos produzir alimentos tanto para os cavalos como para os colaboradores envolvidos com o projeto e estabelecer um sistema em equilíbrio com o macro ecossistema. 

Nós trabalhamos com a diversidade, procurando diferenças que se somam e se complementam. A diversidade é intrínseca e natural à nossa vida, devemos desfrutá-la, aprender com ela e cultivá-la, seja na produção alimentícia, seja no convívio humano. Somente através de um caminho que aceite e proporcione a diversidade, é que se pode garantir segurança alimentar e harmonia nas populações humanas.

Segundo Claude Lévi-Strauss no livro Raça e História “em todos os pontos na história da humanidade que floresceram as maiores civilizações foram com o resultado do encontro de muitas culturas diferentes. Esse encontro do diferente que promove um repensar e nos leva a outro patamar de criatividade e inovação.”

Buscamos cada vez mais diversidade também no nosso estilo de vida e produção. Nos últimos anos se estimulou muito a implantação de um modelo agrícola baseado na monocultura, na alta produtividade, na mecanização e no uso intensivo de insumos químicos. Buscando assim apenas a alta produtividade e lucro em curto prazo. 

Esse modelo trouxe benefícios a economia mas trouxe sérios problemas ambientais e de saúde. Muito se destruiu dos nossos recursos naturais, reduzindo a fertilidade do solo, assoreando os cursos das águas, extinguindo os animais, etc.

Nossos recursos são finitos e as possibilidades de se produzir de maneira sustentável é possível e vasta.

Os seres humanos também se afastaram muito da Terra. A ideia que temos é de trazer mais sustentabilidade e diversidade de produção para a Conexão Equestre e para o planeta. Queremos principalmente difundir esse modo de produção, envolvendo pessoas e mais saberes. 

Cuidando do planeta, o planeta cuidará de nós, a ideia é criar recursos e não só consumi-los. Queremos traçar ações para a abundância em todos os sentidos. Favorecer uma economia permanente de forma organizada e positiva, onde estejam presentes a ecologia e sociedade.

FACILITADOR:

 

Para o nosso projeto receberemos a assistência do Engenheiro Agrônomo Chico Terra, formado em 2005 pela UNITAU e pós-graduado em Gestão Ambiental pela USF, é entusiasta e ativista da produção agroecológica desde seu primeiro trabalho como extensionista na CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria de Agricultura do ESP. Atua diretamente com a agricultura familiar na Região Bragantina na implantação de projetos em agricultura ecológica e meio ambiente, no que diz respeito à implantação e manejo de agroflorestas (SAF’s – Sistemas Agroflorestais), planejamento para  implantação e manejo de horta e pomar orgânicos, reflorestamentos heterogêneos com essências nativas regionais, revitalização e recuperação de nascentes, implantação de tanques escavados para criação de peixes e sistemas de irrigação, etc. Nesse projeto, Chico Terra irá conduzir as atividades junto com o grupo coordenador e com o grupo participante, orientando e explicando cada etapa.

 

 

Etapas detalhadas do projeto:

O projeto será realizado em 03 (três) etapas que serão abertas para participação, vivência e acompanhamento das atividades conforme sua escolha de participação:

1º Etapa: Sustentabilidade da alimentação dos animais

Em primeiro lugar vamos começar repensando a alimentação dos nossos equinos. Queremos incorporar cada vez mais na vida dos nossos cavalos uma alimentação saudável produzida em nosso próprio solo e não de fornecedores que trazem de longas distâncias. Queremos uma alimentação diversa e não mono. Queremos sair do sistema das monoculturas, alimentos geneticamente modificados e ou dependentes de pesticidas e adubos químicos. Hoje o feno fornecido aos cavalos no Brasil, é em sua grande maioria produzido desta forma.

Nessa etapa será implantado plantio em uma área de 20.000,0m² (2,0 hectares) três novos capins. 

Vivência e acompanhamento das atividades da 1º ETAPA:

> ANÁLISE DE SOLO como retirar uma amostra correta para saber a estrutura física e química do solo;

> APLICAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS INSUMOS ORGÂNICOS NA ÁREA para correção da acidez, complementação mineral e adição de matéria orgânica ao solo;

> PREPARO DO SOLO EM NÍVEL com máquinas adequadas à realidade local e necessidade do solo; 

> PLANTIO DOS CAPINS, MILHO E CANA com a divisão do talhão adequada para cada espécie; 

> SISTEMA DE IRRIGAÇÃO para manutenção da umidade do solo na etapa de crescimento das plantas.

————————————————————–

2º Etapa: Revegetação da Reserva Legal com Sistema Agroflorestal (SAF)

Todo imóvel rural deve conter uma área destinada à Reserva Legal (R.L.), que servirá de apoio a biodiversidade da propriedade. Essa área pode ser uma área de inclusão permanente, ou seja, podemos trabalhar nela de forma sustentável, conservando a biodiversidade e produzindo alimentos !!

Na Conexão Equestre 20% do terreno, ou seja, 16.000,0m² (1,6 hectar) é destinado à Reserva Legal, e queremos implantar junto com vocês o Sistema Agro-Florestal, também conhecido como SAF, que contempla a produção de alimento conciliada com o plantio de árvores.

Vivência e acompanhamento das atividades da 2º ETAPA:

> MAPEAMENTO PRÁTICO DA ÁREA com descrição da cobertura do solo (plantas existentes) e identificação das árvores em crescimento já ocorrentes;

> ELABORAÇÃO DO ‘ARRANJO ESPACIAL’ DO SAF na Reserva Legal para organizar o que será plantado e onde será plantado;

> LIMPEZA DA ÁREA retirando excesso de capim, coroando as árvores e/ou efetuando podas para abertura de espaço e luz no SAF;

> PREPARO ORGÂNICO DO SOLO nos berços e/ou canteiros destinados às plantas agrícolas;

> IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA AGROFLORESTAL (SAF) com o plantio das mudas/plantas agrícolas no local previamente preparado; 

> MANUTENÇÃO DO SAF para o cuidado com as plantas inseridas no terreno e também com as  já existentes, efetuando controle de formigas, adubações orgânicas, podas, bem como o cuidado com o solo, e planejamento de futuras colheitas.

——————————————————————
3º Etapa:
Pomar Orgânico

A Conexão Equestre conta ainda com um pomar orgânico composto por aproximadamente 50 (cinquenta) plantas frutíferas diversas, em uma área de 600m² e que estão pequeninas ainda, precisando de alguns cuidados para crescerem fortes, bonitas, saudáveis e dar belos frutos !!

Nessa área iremos implantar um manejo correto da fertilização orgânica do solo, da poda de formação e da manutenção das plantas.


Vivência e acompanhamento das atividades da 3º ETAPA
:

> ANÁLISE ATUAL DAS PLANTAS feita através de vistoria prática no pomar observando o crescimento das plantas, o aspecto das folhas, as brotações existentes, a existência de pragas e/ou doenças, a condição do solo, etc;

> ELABORAÇÃO DAS NECESSIDADES com descritivo do que será feito no pomar e a seq

uência, citando os insumos utilizados, as formas de aplicação e as ferramentas necessárias para essas práticas;

> PODAS DE LIMPEZA E FORMAÇÃO serão realizadas conforme a necessidade de cada planta, avaliada anteriormente, e com as ferramentas adequadas, tais como tesoura de poda e serrote de poda;

> ADUBAÇÕES ORGÂNICAS práticas em cada planta, para complementação dos minerais do solo e matéria orgânica, mantendo a umidade e melhorando a estrutura física e química do solo;

> SISTEMA DE IRRIGAÇÃO já existente, que deverá ser refeito e adequado à necessidade real das plantas e disponibilidade hídrica do local;

> MANUTENÇÃO DO POMAR com etapas

Inscrições

Para informações sobre valores, envie um email:

    "Nós somos gratos por todo trabalho da conexão. Formação maravilhosa de cavalos e cavaleiros, vocês são demais. Parabéns a este time, Tawan, Kether, Milton e agora a Sara no time. Vocês fazem a conexão perfeita.
    Agradeço a todos, tratador, Elaine veterinária que sempre esta cuidando dos nossos queridos cavalos."

    ....
    João Paulo

    Vcs são demais! A evolução da Lívia na equitação é fantástica. E como ela ama cavalo! Ama as aulas. Nós, só temos que agradecer e recomendamos a todos. Coloquem seus filhos. Autonomia, respeito ao animal, ao meio ambiente, confiança....meu desejo é que ela continue amando tudo isso. Obrigada @conexao.equestre!

    ....
    Thais Livia Marina

    "Gostaria de agradecer o trabalho irretocável, profissional feito com minha egua Alvorada CEL, por toda a equipe da Conexão, especialmente ao excepcional treinador e pessoa Kether Arruda e tambem a toda sua equipe Stefany, Manu, Milton etc.
    Muito obrigado pelo carinho trabalho e amizade."

    ....
    Denis Amaro