Natural Horsemanship

O que é Natural Horsemanship?

Natural Horsemanship é uma filosofia para trabalhar com cavalos com base nos seus instintos naturais e métodos de comunicação, com o entendimento de que os cavalos não aprendem através do medo ou da força física, mas sim da pressão e da liberação de pressão.

O cavalo tem um sistema de comunicação altamente desenvolvido, praticado principalmente através da linguagem corporal, utilizando posição da cabeça, velocidade de movimento, exibição de dentes, balanço de quadris e muitos outros gestos. Os cavalos são rápidos em formar uma relação de respeito pelos humanos que os tratam de maneira assertiva e firme, mas justa.

No Curso de Natural Horsemanship demonstramos que é possível aprender usar essa linguagem para se comunicar com o cavalo. O objetivo é que o cavalo esteja calmo e se sinta seguro durante todo o processo de treinamento.

Curso de Natural Horsemanship – Módulo 2 Data: 2 e 3 de abril de 2022
Inscrições
Curso de Natural Horsemanship -Módulo 3 Data: 24, 25 e 26 de junho de 2022
Inscrições
Desconto e pacote especial de pagamento para quem se inscrever nos três módulos do curso.

Sobre o Curso de Natural Horsemanship:

“Só se aprende a montar, montando.”

A Conexão Equestre criou um curso completo com aulas teóricas e práticas, para proporcionar um desenvolvimento continuado dividido em três módulos, acompanhando a evolução dos conjuntos.

O curso acontece em um fim de semana, com programação das 8h às 18h (fazemos pausas para coffee break e almoço) de aulas teóricas e muita prática com os cavalos para experimentar a verdadeira Conexão com os cavalos e com nosso próprio ser.

Público Alvo:
Conjuntos de cavaleiros e cavalos, equoterapeutas, treinadores, proprietários, profissionais do segmento equestre e todos os interessados em aprender ou aprimorar seu relacionamento com cavalos.

Pré-requisitos:
Para o primeiro módulo, não há requisitos. Para os demais, é preciso ter completado o módulo anterior.

Objetivos:
Através da prática de exercícios de Natural Horsemanship e Equitação Clássica, o curso busca oferecer aos conjuntos – cavalo e cavaleiro/amazona – a oportunidade de se conhecerem melhor, a partir da compreensão da natureza do cavalo e com isso eliminar e ou evitar problemas de relacionamento entre cavalo e cavaleiro/amazona; e tornar o conjunto mais eficiente, tanto no prazer de montar, como nos resultados em prova,  atendimentos terapêuticos e conexão com o cavalo, não necessariamente montando.

Conteúdo:

A partir do conhecimento etológico, procuramos estabelecer uma parceria entre pessoa e cavalo, através da comunicação na ótica do cavalo, buscando um relacionamento baseado no equilíbrio entre a confiança e o respeito. As atividades serão realizadas com um cavalo por pessoa, próprio ou cedido pela Conexão, seguindo uma ordem de atividades. O módulo I são exercícios de chão com o cavalo, o módulo II são exercícios mais refinados, é usado material de encilhamento e inclui montaria.

MÓDULO I

● Comportamento natural e linguagem dos cavalos
● Congruência no trabalho com cavalos
● Técnicas de manejo e alimentação
● Formação de vínculo
● Comunicação em liberdade
● Comunicação ao cabresto
● Desafio final

MÓDULO II

● Encilhamento e manejo
● Exercícios do chão com cabeçada e rédeas
● Introdução à Escola de Equitação Clássica.
● As ajudas e suas utilidades
● A propriocepção entre pessoa e cavalo ao equitar (Isoestesia)
● Introdução dos exercícios de flexão lateral.

MÓDULO III

● Encilhamento e manejo
● Exercícios do chão com cabeçada e rédeas
● Introdução à Escola de Equitação Acadêmica.
● As ajudas e suas utilidades
● Introdução dos exercícios de flexão lateral.

Instrutores:
Kether Arruda

Kether Van Prehn se relaciona com cavalos desde sua infância e a partir da adolescência se dedicou com profundidade a entender como esses animais se comportam e como podemos aprimorar a nossa relação com eles, quer seja na equitação, no esporte equestre ou na reabilitação de pessoas e cavalos onde atua também como Psicólogo.

Nesta caminhada Kether domou centenas de cavalos de diferentes raças e modalidades, ministrou cursos de iniciação de potros no Brasil e Europa e recuperou diversos cavalos com traumas. Na busca por compreender o relacionamento entre pessoas e cavalos, o Horsemanship, Kether além do contanto intenso com muitos cavalos, também esteve com Monty Robert, Aluísio Marins, Eduardo Borba, Oscar Scarpati, Jango Salgado, John Ensign, Ndzinji Pontes, Phillipe Kal, Nelson Pessoa, Luciana Diniz, Fabio Lombardo, entre outros mestres e treinadores, pessoas do cavalo de diferentes áreas e países.

Agora, aos 48 anos de idade, Kether conseguiu desenvolver um método de ensino que está todo organizado nestes três Módulos.

“É a experiência de uma minha vida com cavalos que abro para vocês durante os três módulos do Horsemanship” (Kether van Prehn Arruda)

Informações úteis:
O Curso inclui apostila e certificado para os participantes que completarem o curso.
Alunos podem utilizar um dos cavalos da Conexão Equestre, sem custos adicionais.
Ou trazer seus cavalos, arcando com os gastos de alimentação diária de hospedagem: R$100,00
GTA de retorno: R$75,00.
É obrigatória a apresentação de exames válidos dos cavalos:

  • AIE
  • Mormo

Investimento:
Para informações sobre valores, envie um email para contato@conexaoequestre.com.br

Onde se hospedar  –
https://conexaoequestre.com.br/parceiros/

“Acho que o Horsemanship é uma arte-ciência que pode ser trabalhada para auxiliar pessoas de várias áreas”

....

"Este curso mudou a minha vida sobre relacionamento com os cavalos."

....

"Esse curso acrescenta profissionalmente, pessoalmente e intimamente”

....