Escola de Equitação

Fundada em 2011, a Conexão Equestre está em uma área privilegiada de 86mil metros2 de área verde, com fácil acesso pela Rod. Fernão Dias. Sem dúvida, dispomos da melhor infraestrutura da região para práticas equestres.

Nossa escola de equitação conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados para atender público de todas as idades, objetivos e níveis no esporte. Além disso, nosso método de ensino, fundamentado na Escola Acadêmica da Equitação Clássica, Escola da Leveza de Philippe Karl e Natural Horsemanship, tem se mostrado eficiente e inovador.

Atualmente, trabalhamos com as modalidades de Salto, Enduro, Equitação de Trabalho e Adestramento. Todos os cavalos da Escola de Equitação da Conexão Equestre são treinados de acordo com os princípios do Natural Horsemanship.

Com o propósito de auxiliar o aluno em seu desenvolvimento, conhecendo os desafios e habilidades, utilizamos um sistema de ensino com avaliação periódica personalizada. Desse modo, apoiando também os instrutores no planejamento das aulas e preparação para competições internas e externas.

Sobre a Escola de Equitação

Metodologia de Ensino

Conforme o padrão da Escola Acadêmica, dividimos nosso sistema em 4 níveis e, para cada um, 4 subníveis. A cada 6 meses, temos uma avaliação, onde os alunos podem testar os seus conhecimentos e evoluir para o próximo nível. Analisamos suas habilidades em três áreas distintas: manejo, conhecimentos gerais e equitação.

Equitação Lúdica: Unicórnio
Destinada a crianças de 2 a 7 anos, o programa de Equitação Lúdica respeita as fases do desenvolvimento e estimula os aspectos físicos, emocionais e sociais das crianças, preparando os alunos para ingressar na Equitação Elementar.

Equitação Elementar :
Neste nível, o aluno já compreende os ensinamentos fundamentais para a condução segura e controlada do cavalo.

Equitação Elementar  – 1 Pégaso
Objetivos:

  • aproximação e manejo do cavalo;
  • compreensão dos andamentos e equilíbrio, do solo e montado;
  • compreensão do comportamento e comunicação do cavalo;
  • buscar o cavalo, prepará-lo e andar nos três andamentos na guia com bom equilíbrio.

Equitação Elementar – 2 Arion

Objetivos:

  • compreensão das principais embocaduras e início da condução do cavalo montado.
  • finaliza em rédea direta de abertura e rédea externa de indicação com pernas de impulsão na cilha, ao passo, trote elevado e galope. Introdução ao exterior.

Equitação Elementar 3 Centauro

  • compreensão da perna de impulsão e de posição, partidas ao galope por perda de equilíbrio e transições do mesmo andamento;
  • finaliza com galopes em círculos de 10 e 20m e partidas do galope a partir do passo; condução em trote e galope em aclive e declive.

Equitação Elementar 4- Quiron.

  • compreensão das ajudas de flexionamentos básicos (cedência à perna e espádua à dentro);
  • finaliza com abertura e fechamento da porteira da forma correta.

Equitação Secundária ou Intermediária
Compreende o início da especialização. A partir da escolha da atividade pretendida, inicia-se os exercícios aplicados à modalidade.

Equitação Superior:
Formação de treinadores e professores, compreende os exercícios com alto nível de reunião e força até os “Ares da Alta Escola”, oferece subsídio aos alunos prepararem os seus próprios cavalos.

Conheça as modalidades

Salto:
A modalidade Salto consiste numa prova em que o conjunto (cavalo e cavaleiro/a) percorre um percurso entre 8 a 12 obstáculos de diferentes graus de dificuldade, até 1.60m. Pioneiro entre os esportes hípicos a serem praticados no Brasil, é também uma das três modalidades que fazem parte das Olimpíadas. Além de ser uma prática muito dinâmica, no Salto desenvolve-se coragem, confiança, técnica e sintonia com o cavalo.

Aulas de Salto na Conexão Equestre
As aulas têm duração de 50 minutos e acontecem no picadeiro coberto ou na pista aberta da Conexão Equestre e apresenta conhecimentos sobre manejo, alimentação e  comportamento natural dos cavalos e práticas na preparação do cavalo*, montaria e exercícios de equitação, de acordo com o nível do aluno.
Já na Equitação Elementar 2 Arion, o aluno pode participar das competições na categoria Varas No Chão.Somos filiados a Federação Paulista de Hipismo, participamos e realizamos provas oficiais de salto chanceladas pela FPH e Abhir.
*fornecido pela Conexão ou trazido pelo aluno.
Agende uma aula ou uma visita para conhecer nosso método, espaço e professores.

Enduro:
O Enduro Equestre é uma competição com percursos que vão de 20 a 160 quilômetros em que a velocidade deve se adequar à resistência. As competições de Enduro se dividem em duas modalidades: Velocidade Controlada e Velocidade Livre.

Aulas de Enduro na Conexão Equestre
A Conexão Equestre está situada na região com maior número de provas de enduro do estado de São Paulo, além de  possuir excelentes condições para a prática do Enduro Equestre: trilhas variadas, profissionais altamente capacitados e cavalos experientes em provas da modalidade. As aulas têm duração de 50 minutos e acontecem na pista aberta ou nas trilhas ao redor da Conexão, que possuem diferentes graus de dificuldade – florestas e estradas com aclives e declives. Também oferecemos treinamento para alunos , cavalos e proprietários de cavalos de enduro.
Agende uma aula ou uma visita para conhecer nosso método, espaço e professores.

Equitação de Trabalho
A Equitação de Trabalho consiste em vencer os obstáculos do percurso com eficiência e segurança. Os desafios tem como objetivo demonstrar as habilidades do cavalo de sela e a destreza do cavaleiro em conduzir sua montada em percursos que simulam obstáculos comumente encontrados no dia-a-dia do campo. A Equitação de Trabalho exige agilidade, entrosamento e equilíbrio entre cavaleiro e cavalo.

Aulas de Equitação de Trabalho na Conexão Equestre
As aulas têm duração de 50 minutos e acontecem no picadeiro coberto ou na pista aberta da Conexão Equestre e somos um centro autorizado e filiado a ABET (Associação Brasileira de Equitação de Trabalho). Também sediamos etapas do Campeonato Paulista e Brasileiro de Equitação de Trabalho.
Agende uma aula ou uma visita para conhecer nosso método, espaço e professores.

Adestramento / Dressage
O Adestramento ou Dressage, é uma das modalidades Olímpicas do Hipismo e, dentro do segmento equestre, a mais clássica.  Os competidores devem executar, de memória, movimentos perfeitamente definidos pelo Regulamento de Adestramento, numa sequência pré-estabelecida, nas três andaduras naturais (passo, trote e galope).  A apresentação é avaliada pela leveza e facilidade dos movimentos, em que o cavalo responde de forma imediata e realiza por sua própria vontade.

Aulas de Adestramento/Dressage na Conexão Equestre
Seguindo o conceito da Escola da Leveza de Phillipe Karl, mestre francês desenvolvedor do método, do qual somos representantes no Brasil, as aulas envolvem exercícios de plano com objetivo de tornar o conjunto cavalo cavaleiro mais unido, e as ajudas mais leves, tornando-se um processo de autopercepção e consciência corporal refinada.
Agende uma aula ou uma visita para conhecer nosso método, espaço e professores.

É tão bom conviver com pessoas que respeitam os animais e que tratam as pessoas iguais. Este lugar chamado conexão tem uma energia do bem no qual nos faz muito bem.

....
João Paulo

Vocês, administradores da Conexão Equestre, construíram mais do que uma escola, vocês construíram uma família de amantes dos cavalos e da natureza.

....
Écio