Terra – Diário de Bordo 8

Expandindo nosso projeto de sustentabilidade na Conexão Equestre, começamos agora a implantar um sistema agroflorestal com a consultoria da @essenciaagrofloresta e @gipiccolo.

Implantamos um canteiro agroflorestal, consórcio de árvores nativas, frutíferas e hortaliças. As mudas vieram do nosso parceiro @lideragrobragancapaulista
A ideia é aumentar esse canteiro até o final do ano.

Conhecemos a @essenciaagrofloresta na Bahia nesse projeto muito inspirador e é um prazer poder ter eles no nosso espaço.

Também estamos com a ideia de implantar a agrofloresta na nossa área de reserva legal. Estamos esperando a época das chuvas. E nessa etapa vamos abrir para participação e curso.

Para quem não conhece o Sistema Agroflorestal, comumente chamado pela abreviação ‘SAF’, é uma forma de uso da terra na qual se resgata a forma ancestral de cultivo, combinando espécies arbóreas lenhosas como frutíferas ou madeireiras com cultivos agrícolas e/ou animais. Essa combinação pode ser feita de forma simultânea ou em seqüência temporal, trazendo benefícios econômicos e ecológicos.

Agrofloresta é um sistema ancestral de uso da terra que vem sendo praticado por milhares de anos por agricultores de todo o mundo. No entanto, nos anos mais recentes, também têm sido desenvolvida como uma ciência que se compromete a ajudar agricultores a incrementar produtividade, rentabilidade e sustentabilidade em suas terras.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *