Terra – Diário de Bordo 1

Terra – Conexão Equestre Sustentável

1º Etapa: Sustentabilidade da alimentação dos animais

18 de novembro 2020, quarta-feira (1º visita técnica):

Na primeira visita técnica do projeto foi feita a medição e estanqueamento da área para implantação da capineira , também foi feita a medição das 2 leiras de composto orgânico e foi feita a coleta de amostras dos 2 compostos orgânicos para análise laboratorial.

MEDIÇÃO DA ÁREA: para um bom planejamento agroambiental (agrícola e ambiental) de uma propriedade rural, é necessário conhecer a área que se vai trabalhar. Para isso a medição do terreno/área de cultivo é primordial. Assim podemos fazer os cálculos dos insumos qu

e serão usados nos plantios (calcário, adubos), a área que será trabalhada com máquinas, a quantidade de mudas que serão usadas, a montagem do sistema de irrigação, etc. Todos esses cálculos ajudarão a prever os materiais e a equipe necessária para realizar os trabalhos na área de cultivo.

AMOSTRAGEM DE COMPOSTO ORGÂNICO: muitas vezes nos sítios temos alguns estercos animais ou lugar que ficam restos de culturas, pois bem, essas fontes de material orgânico são bem-vindas para os cultivos e para saber como está esse material e sua composição química é necessário se fazer a amostragem do composto orgânico, que é a coleta de aproximadamente 1kg desse material para enviá-lo ao laboratório. Assim poderemos saber qual é composição química e quantidade de matéria orgânica do composto para utilizá-lo nas culturas agrícolas, sejam pomares, hortas, pastagem ou até mesmo reflorestamentos.

AMOSTRAGEM DE SOLO: a análise de solo é uma etapa

importante para a agricultura, pois revela, através de análise laboratorial, a composição física e principalmente química do solo. A amostragem do solo (coleta do solo em campo) deve ser bem realizada, e para isso a orientação técnica é primordial. Essa análise servirá para entender como está a composição dos nutrientes no solo (macro e micronutrientes) e de sua estrutura física (porcentagem de areia, silte, argila) e trará parâmetro para saber o que se deve adicionar e fazer a esse solo com intuito de melhorá-lo, suprindo a necessidade das plantas que serão cultivadas.

Nas imagens Chico Terra, Antônio, Milton Gonçalves, Kether Arruda.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *